Slide10Produtos_Franpisos

PISOS E ACABAMENTOS

Dicas para maior conforto e segurança de suas compras.

1) Procedimento de recebimento do material cerâmico

Confira se o material entregue estão em bom estado. Compare as informações da caixa do produto com o que consta na NF. Estoque o produto em ambientes protegido do sol e da chuva. Verifique se todas as caixas recebidas têm o mesmo número no item “tonalidade” e “tamanho”. Caso precise comprar posteriormente outra quantidade de revestimentos cerâmicos, procure comprar caixas do mesmo lote do que foi comprado anteriormente.

2) O que é absorção de água?

A absorção de água é a quantidade de água que uma placa cerâmica pode absorver em contato com a água. A capacidade de absorção de água de um revestimento ou pavimento cerâmico fornece um indicativo da porosidade aberta do produto. O valor de absorção de água é expresso em porcentagem do aumento de massa do produto em relação a sua massa seca quando submetido a um processo normalizado de imersão em água.

.
Muitas características físico-químicas das placas cerâmicas estão relacionadas à porosidade, tais como as propriedades mecânicas, a resistência a mudanças bruscas de temperatura e a resistência ao gelo. A absorção d’água depende da composição da massa, da distribuição granulométrica, umidade do pó e pressão aplicada na prensagem, do processo de queima, da curva de queima, ciclo e temperatura máxima.

3) PEI garante a resistência ao riscado?

NÃO! Os pisos já assentados não podem ser castigados pelo tráfego intenso de obra. A norma diz que devem ser protegidos com papelão e gesso contra o trafego abrasivo de obra (“chiados de areia”) A areia de obra pode ser areia britada em vez de ser areia natural redonda. A areia britada é cortante, mais abrasiva que uma areia arredondada. Cuidado a areia risca todos os produtos cerâmicos, inclusive o Porcellanato. Portanto quando for assentar materiais brilhantes, sugerimos que sejam adotados alguns cuidados para a maior durabilidade do material após assentado como a utilização de capachos nas principais entradas, e tapetes nas áreas de maior tráfego, como exemplo encostado na pia da cozinha.

4) O que é rejuntamento e qual a sua importância?

O rejuntamento é a ação de se preencherem os espaços deixados entre as placas cerâmicas (juntas de assentamento), com o rejunte. Para uma boa finalização do seu piso e/ou parede, utilize apenas rejunte industrializado e específico para essa finalidade, que sejam laváveis, impermeáveis, que possuam ação fungicida e tenham propriedades elásticas, para suportar as possíveis pressões de movimentações. Os rejuntes são encontradas em várias cores e tonalidades, contribuindo para a composição de um ambiente harmonioso. O rejuntamento deve ser iniciado, no mínimo, 72 horas depois de concluído o assentamento. Para pisos, somente libere o tráfego de pessoas, após 48 horas. Para veículos, 7 dias após a conclusão do rejuntamento. Durante esse período, o piso deve ser protegido por uma camada de serragem grossa, gesso, papelão ou plástico grosso.

DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES

A diferença entre um revestimento de parede e um revestimento de chão

A principal diferença está na massa que compõe os dois tipos de revestimento: Pisos – emprega massa com características apropriadas para o uso do produto em pavimentos. Por essa razão tem menor absorção de água e como consequência, retração da ordem de 5%. Os pisos também exigem maior resistência à abrasão, pois estão sujeitos ao tráfego de pessoas e objetos. Revestimento de Parede – Por ser um produto com características próprias de produto para parede, apresenta maior absorção de água, para permitir máxima adesão entre placa cerâmica e argamassa, evitando o destacamento da parede. Apresenta menor retração (cerca de 1%), para permitir o uso de juntas de 2,0 mm, o que garante melhor aparência no acabamento final.

Por que algumas manchas são difíceis de limpar?

A “limpabilidade” de um produto cerâmico está relacionada à classe de resistência a manchas que ele faz parte. Quanto maior for à classe que ele se encontra mais fácil de limpar e resistente a manchas ele será.

Veja:

Classe 5 Máxima facilidade de remoção de manchas
Classe 4 Mancha removível com produto de limpeza fraco
Classe 3 Mancha removível com produto de limpeza forte
Classe 2 Mancha removível com ácido clorídrico/acetona
Classe 1 Impossibilidade de remoção de manchas

*Todos os produtos Porto Ferreira são da classificação 4 e 5.

Jamais utilizar produtos para limpeza a base de ácidos: oxálico e hidrofluorídrico, exemplo: Removedor de manchas e ferrugens de tecidos, produtos para limpeza de pedras em geral, detergentes para limpeza de alumínio e de bases alcalinas, exemplos: Detergentes automotivos.

O que é PEI ?

PEI é o índice que mede a resistência ao desgaste (resistência à abrasão) provocado pela movimentação de objetos e tráfego de pessoas. É o PEI que indica onde uma cerâmica pode ser usada. O nome PEI deriva das iniciais do instituto onde foi criado o ensaio – Porcelain Enamel Institute.

Qual o PEI indicado para o meu ambiente?

Apesar da classificação dos produtos por classe de abrasão superficial (PEI) ser muito difundida, nossos produtos são classificados prioritariamente por local de uso. Esta classificação contempla além da Resistência à abrasão superficial, a dureza e características do esmalte, resistência mecânica, resistência ao atrito dinâmico (COF), etc. De forma geral os produtos podem ser classificados da seguinte forma:

PEI 1 – Tráfego baixo
PEI 2 – Tráfego médio
PEI 3 – Tráfego médio intenso
PEI 4 – Tráfego intenso
PEI 5 – Tráfego super intenso.

Facebook_Franpisos   Youtube_Franpisos